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Depois de entender sobre a cultura organizacional e a sua importância, vamos aprender agora a identificá-la. 

Se você chegou aqui e ainda não leu o Cultura Organizacional – O que é? Qual a sua Importância? ), não continue sem antes conferir!

Agora podemos continuar… 

Para conseguir identificar qual a cultura da sua empresa você precisa estar atento a 5 conceitos:

A cultura é percebida no dia a dia e pode ser diagnosticada através do uso de questionários, com perguntas objetivas, entrevistas, onde as perguntas são adaptadas mediante a resposta do entrevistado, ou grupos focais, proporcionando discussões em grupo. 

TRÊS MODELOS ÚTEIS PARA DIAGNOSTICAR A CULTURA DE UMA EMPRESA,

Modelos Cameron e Quinn

A metodologia de Diagnóstico de Cultura Organizacional de Kim S. Cameron e Robert E. Quin baseia-se num questionário que se resume em 4 quadrantes. 

Cultura CLÃ

Enfatiza o desenvolvimento das pessoas e valoriza a participação nas tomadas de decisões. A autoridade flui muito bem quando emana de membros comprometidos com o sistema há muito tempo. Os líderes tendem a assumir uma postura participativa, oferecendo suporte e facilitando a interação, a confiança e a lealdade. Normalmente as pessoas desconsideram a relevância das outras pessoas de outros grupos (departamentos).

Cultura HIERÁRQUICA

A cultura HIERÁRQUICA é permeada por pressupostos de estabilidade e reflete os valores e normas associados à burocracia. Os empregados aceitam bem a autoridade que emana de papéis formalmente estabelecidos, de regras e regulamentos impostos. Os fatores de motivação incluem segurança e ordem. Os líderes tendem a ser conservadores em relação aos problemas de natureza técnica. Altamente dependente de apoio de níveis superiores.

Cultura de MERCADO

A cultura de MERCADO tem como orientação tendências de mercado e bases seguras de clientes. Os fatores de motivação incluem competição e consecução de resultados preestabelecidos. Os líderes tendem a ser diretivos, realizadores, competidores, orientados para o objetivo e estão constantemente fornecendo recursos e encorajando a produtividade. São severos e exigentes. O elemento que fundamenta a organização é a ênfase no vencedor.

Cultura INOVATIVA

A cultura INOVATIVA é permeada por pressupostos de mudança e flexibilidade. Os fatores de motivação incluem crescimento, estímulo, diversificação e criatividade na tarefa. Os líderes tendem a ser empreendedores e idealistas. Apreciam correr riscos, gostam de prever o futuro e também se preocupam em obter suporte e imagem externa. A ênfase está voltada para a aquisição de novos conhecimentos em produtos e/ou serviços e favorável à experimentação e aprendizagem.

Modelo Richard Barrett 

Ser é melhor do que ter! Esse modelo entende os desejos e as necessidades das lideranças, bem como seu processo de desenvolvimento, que consiste em expandir as ações e decisões para além do ego, do medo e da matéria. 

Modelo Laloux

Descreve as organizações sob a perspectiva de cinco estágios: Impulso-Vermelho, Conformista-Âmbar, Realizador-Laranja, Pluralista-Verde e Teal (Integrais).

Depois de mergulhar nesses conceitos e modelos,você já sabe o que deseja mudar na cultura organizacional da sua empresa? Então mão na massa! 

Escreva e desenhe onde a sua empresa está e aonde você deseja levá-la. O movimento de transformação da cultura é tão difícil quanto a diferença entre o que se tem atualmente e o que se quer no futuro. Mas não desista no final desse processo, os resultados dessa transformação serão incríveis! 

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