Depois de entender sobre a cultura organizacional e a sua importância, vamos aprender agora a identificá-la.
Se você chegou aqui e ainda não leu o Cultura Organizacional – O que é? Qual a sua Importância? ), não continue sem antes conferir!
Agora podemos continuar…
Para conseguir identificar qual a cultura da sua empresa você precisa estar atento a 5 conceitos:
- Valores – No que a empresa acredita, formas de trabalhar
- Rituais – Atividades sociais adotadas na empresa, como o estilo de conduzir reuniões
- Heróis – O que inspira a equipe da empresa, do que ela se orgulha
- Símbolos – Palavras, gestos, gírias
- Práticas – Ações visíveis que permitem a quem é de fora enxergar os valores, rituais, heróis e práticas da empresa
A cultura é percebida no dia a dia e pode ser diagnosticada através do uso de questionários, com perguntas objetivas, entrevistas, onde as perguntas são adaptadas mediante a resposta do entrevistado, ou grupos focais, proporcionando discussões em grupo.
TRÊS MODELOS ÚTEIS PARA DIAGNOSTICAR A CULTURA DE UMA EMPRESA,
Modelos Cameron e Quinn
A metodologia de Diagnóstico de Cultura Organizacional de Kim S. Cameron e Robert E. Quin baseia-se num questionário que se resume em 4 quadrantes.
Fonte: MBA GEX
Cultura CLÃ
Enfatiza o desenvolvimento das pessoas e valoriza a participação nas tomadas de decisões. A autoridade flui muito bem quando emana de membros comprometidos com o sistema há muito tempo. Os líderes tendem a assumir uma postura participativa, oferecendo suporte e facilitando a interação, a confiança e a lealdade. Normalmente as pessoas desconsideram a relevância das outras pessoas de outros grupos (departamentos).
Cultura HIERÁRQUICA
A cultura HIERÁRQUICA é permeada por pressupostos de estabilidade e reflete os valores e normas associados à burocracia. Os empregados aceitam bem a autoridade que emana de papéis formalmente estabelecidos, de regras e regulamentos impostos. Os fatores de motivação incluem segurança e ordem. Os líderes tendem a ser conservadores em relação aos problemas de natureza técnica. Altamente dependente de apoio de níveis superiores.
Cultura de MERCADO
A cultura de MERCADO tem como orientação tendências de mercado e bases seguras de clientes. Os fatores de motivação incluem competição e consecução de resultados preestabelecidos. Os líderes tendem a ser diretivos, realizadores, competidores, orientados para o objetivo e estão constantemente fornecendo recursos e encorajando a produtividade. São severos e exigentes. O elemento que fundamenta a organização é a ênfase no vencedor.
Cultura INOVATIVA
A cultura INOVATIVA é permeada por pressupostos de mudança e flexibilidade. Os fatores de motivação incluem crescimento, estímulo, diversificação e criatividade na tarefa. Os líderes tendem a ser empreendedores e idealistas. Apreciam correr riscos, gostam de prever o futuro e também se preocupam em obter suporte e imagem externa. A ênfase está voltada para a aquisição de novos conhecimentos em produtos e/ou serviços e favorável à experimentação e aprendizagem.
Modelo Richard Barrett
Ser é melhor do que ter! Esse modelo entende os desejos e as necessidades das lideranças, bem como seu processo de desenvolvimento, que consiste em expandir as ações e decisões para além do ego, do medo e da matéria.
Fonte: MBA GEX
Modelo Laloux
Descreve as organizações sob a perspectiva de cinco estágios: Impulso-Vermelho, Conformista-Âmbar, Realizador-Laranja, Pluralista-Verde e Teal (Integrais).
Depois de mergulhar nesses conceitos e modelos,você já sabe o que deseja mudar na cultura organizacional da sua empresa? Então mão na massa!
Escreva e desenhe onde a sua empresa está e aonde você deseja levá-la. O movimento de transformação da cultura é tão difícil quanto a diferença entre o que se tem atualmente e o que se quer no futuro. Mas não desista no final desse processo, os resultados dessa transformação serão incríveis!