fbpx

Hoje vamos desmistificar vários conceitos sobre a liderança, dar algumas dicas, mostrar atributos e  perfis. Vamos entender qual o verdadeiro sentido e aprender a diferenciar um chefe de um líder! 

O que é um líder?

O líder é aquele que inspira, a fim de que as pessoas a sua volta consigam fazer por si mesmas muito mais do que fariam se estivessem sozinhas. É dele a responsabilidade por conduzir o grupo para conquistar um objetivo comum.

Quando você encontra uma equipe que possui um bom desempenho, certamente tem um excelente líder por trás. 

Existem vários tipos de liderança, mas hoje vamos destacar duas. A primeira é aquela liderança que inspira, como falamos acima, a outra é completamente o oposto, é a que pode desmotivar o crescimento institucional.

O que é um chefe?

O chefe tem a tendência de centralizar as tarefas, a impor suas vontades, o famoso “dono da verdade”. 

Em geral, quando uma equipe tem um chefe ao invés de um líder, não é permitido espaço para conversas triviais. Uma característica forte desse tipo de liderança é a necessidade de aprovar cada passo dos integrantes da equipe e controlar todos os passos e processos do seu setor, e se ele não souber do que se trata, tenha certeza que “cabeças rolarão”!

Diferença entre um líder e um chefe

No dicionário, a palavra “chefe” significa “funcionário ou empregado que dirige um serviço; diretor; cabeça; principal”.

Já a palavra “líder” significa “ aquele que lidera determinado setor de atividade ou uma competição; pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros”.

De maneira prática, o chefe é aquele que está no comando de um cargo, mas utiliza apenas competências técnicas para obter resultados, gerando equipes desmotivadas.

O líder, por sua vez, é a pessoa que enxerga cada colaborador como parte chave para um desempenho de sucesso. Líderes são capazes de persuadir e influenciar positivamente sua equipe, permitindo crescimento pessoal e profissional. 

Se você não se enxerga como um líder, mas sim como um chefe. A boa notícia é que nem tudo está perdido!

A liderança é um estágio a ser alcançado e existem recursos que auxiliam nessa busca por aperfeiçoamento das habilidades e competências, desde que haja o desejo real de mudar atitudes, deixando de ser chefe para se tornar um líder.

Tem mais alguma ideia a acrescentar ou ficou com dúvidas sobre a diferença de chefe e líder? Deixe um comentário neste post e conte para a gente!

POR Redação Grupo Ativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha as informações abaixo para um especialista te passar um orçamento

Preencha as informações abaixo para um especialista te passar um orçamento