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Comandar uma empresa não é uma tarefa simples, todos os dias, é necessário tomar decisões e resolver problemas que afetam a produtividade e o bem-estar de todos.

Mas você já parou para pensar qual o motivo de tantos problemas?

A verdade é que, na maioria das vezes, problemas frequentes são fruto de uma má gestão.

A falta de atenção e planejamento podem estar prejudicando seu negócio. Afinal, de nada adianta se dedicar a uma área e negligenciar todas as demais? 

Vamos agora imaginar que o planejamento estratégico é como um mapa que todos os colaboradores da sua empresa precisam seguir para conquistar os objetivos e não perder o foco. 

Pensando nisso, existem algumas dicas que você pode seguir que vão te ajudar a desenvolver um planejamento estratégico para a sua empresa.

1. Gestão Organizada

A descrição da missão, visão e valores guia as atividades diárias do negócio, auxiliando tanto nas decisões administrativas como nas demais atividades, seja no atendimento ao cliente ou no relacionamento com os parceiros e os colaboradores, pois todas as interações e operações da empresa devem refletir os valores que a caracterizam e que foram divulgadas ao mercado.

2. Mantenha a comunicação alinhada 

Ao informar os resultados que estão sendo buscados, a importância do planejamento estratégico também se desdobra para o restante da equipe, que passa a entender seu papel na estratégia da organização, através de ações fundamentadas e objetivos pré-definidos.

3. Agilize as ações 

O planejamento estratégico é o “fio condutor” das ações da empresa.

A partir dele é possível descrever as atividades que serão necessárias para o crescimento do negócio sem perder o foco.

Estas atividades avaliam desde como a empresa se posiciona perante o mercado no presente e em relação ao futuro, como também orientam sobre o que tem de ser feito para cumprir as premissas que pautam as práticas daquela organização.

4. Desenvolvimento Contínuo

Através deste recurso, uma série de aprendizados com o ciclo anterior é absorvida e incentiva mudanças nos processos organizacionais.

Para os lucros conquistados e previstos também são planejados investimentos, revertendo os ganhos em aprimoramento e/ou ampliação para o desenvolvimento da empresa, possível de ser realizado de diferentes maneiras, desde capacitação e reconhecimento de funcionários (benefício ou aumento de salário, por exemplo) ou, ainda, por meio de aquisições materiais de diferentes tipos.

5. Identifique as oportunidades 

Os levantamentos previstos no desenvolvimento do planejamento estratégico ampliam os horizontes para o futuro da empresa, pois permitem analisar a concorrência, as tendências e as ameaças do mercado. 

E uma vez reconhecidas, as brechas de mercado podem se tornar um dos objetivos do planejamento vigente, e ter guinadas estratégicas que explorem o potencial da ideia, ao orientar a empresa e seus recursos em favor de sua realização.

6. Preveja novos cenários 

Ainda que toda a empresa tenha o desejo de progredir, o mercado, por vezes, apresenta obstáculos e desafios que atrasam os resultados desejados.

Por isso, é necessário ter um plano de ação considerando circunstâncias realistas, otimistas e pessimistas, pois, uma vez que a administração seja surpreendida por algum acontecimento que interfira diretamente o negócio, o desespero não se instalará, pois as ações para conter o impacto já estão previstas.

Através dos recursos descritos acima conseguimos perceber a importância de ter um planejamento estratégico bem estruturado e o quanto ele é essencial para o crescimento da sua empresa.

Para saber como desenvolver um planejamento estratégico eficaz e executá-lo na sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas. Vem para a Ativo Gestão! 

POR Redação Grupo Ativo

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