No mundo dos negócios, crescer é sinônimo de inovar e as empresas que desejam se manter e se destacar no mercado precisam estar sempre em busca de inovações que as diferencie da concorrência.
Porém, só isso não basta. É necessário também que se elabore estratégias focadas no crescimento. É aí que entra o planejamento estratégico!
O planejamento estratégico é o pensamento sistêmico estruturado, organizado para que a sua empresa alcance objetivos. É a ferramenta física para o empresário colocar no papel ou no computador as estratégias, monitorando e avaliando constantemente os resultados.
O planejamento é o detalhamento de como a empresa vai atuar para alcançar os objetivos gerais e funcionais, cumprindo sua missão e realizando sua visão de futuro.
NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
- Estratégico diretivo: processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização.
- Tático: planejamento de marketing, produção, RH, finanças, plano de ação.
- Operacional: elaboração dos objetivos e estratégias operacionais. Plano de ação específico por área, atividades fim.
Quando abrimos uma empresa precisamos desenvolver estratégias mercadológicas. Isso porque elaborar uma estratégia significa analisar o passado e o presente, planejar o futuro e se preparar para realizar ações que alcancem os objetivos.
Porém não é apenas montar uma estratégia e deixar acontecer naturalmente, é necessário voltar nela, analisar e, sempre que necessário, ajustar o planejamento.
MONTE UM TIME DE SUCESSO
Contratar as pessoas certas é tão importante quanto capacitar, dar mais autonomia é um fator de motivação.
Desempenhe um papel muito mais prático para garantir que o grupo trabalhe bem em conjunto e permaneça focado nas prioridades certas.
Você pode montar a melhor estratégia, mas se não souber gerenciar bem e levá-los a abraçar a sua visão de futuro, nada vai sair do papel. Por isso, deixe muito claro o objetivo da empresa e a rota para chegar até lá.
O problema geralmente começa quando os gestores começam a listar cinco, sete ou 11 prioridades. Segundo Jim Collins, especialista em gestão, “se você tem mais de três prioridades, você não tem nenhuma”.
Como montar uma equipe de sucesso?
- Escute o time
- Conheça os pontos fortes e fracos de cada colaborador
- Saiba lidar com erros
- Dê feedbacks
- Incentive a cooperação
- Faça uma boa divisão de tarefas
Com todas essas medidas, a sua empresa vai se destacar pela boa performance e pela sinergia entre os colaboradores. E então, gostou de aprender como montar uma equipe de sucesso? Aproveite e deixe o seu comentário!
POR Redação do grupo Ativo