Um líder que exerce autoliderança é aquele que busca se desenvolver
A autoliderança é o processo de liderar a si mesmo. Por meio dela, o profissional assume o domínio e a responsabilidade sobre a sua trajetória, buscando a motivação, as capacidades e as habilidades necessárias para atingir seus objetivos.
Quando se trata em se desenvolver como líder, é essencial que sejam desenvolvidas algumas habilidades. De uma maneira prática, os aspectos principais da competência são:
- Conhecimento: o que se conhece na teoria
- Habilidades: o que se sabe fazer na prática
- Atitudes: o que uma pessoa está disposta a fazer com o que conhece na teoria e sabe fazer na prática
Vale lembrar que essas habilidades devem ser desenvolvidas em todos os perfis de liderança.
Quando um profissional usa dessas competências as organizações conseguem identificar e desenvolver melhor sua próxima geração de líderes.
As tendências e estratégias de negócios devem impulsionar o desenvolvimento de novas competências de liderança. Embora algumas competências de liderança sejam essenciais para todas as empresas, uma organização também deve estabelecer os atributos específicos para garantir sua vantagem competitiva.
Pesquisadores do Center for Creative Leadership identificaram essas competências que ajudam no desenvolvimento de grandes líderes e as classificaram em subgrupos.
*Fazer uma quadro ilustrativo com as informações abaixo*
Competências para liderar a organização
• resolução de problemas e tomada de decisões
• administração de políticas e capacidade de influenciar outros
• assunção de riscos e inovação • definição de visão e estratégia
• gerenciamento do trabalho
• aprimoramento de habilidades e maior conhecimento do negócios
• compreensão e capacidade de navegar pela organização
Competências para uma pessoa liderar a si próprio
• demonstração de ética e integridade
• exibição de unidade e propósito
• apresentação de estatura de liderança
• ampliação da capacidade de aprender
• gerenciamento de si mesmo
• intensificação da autoconsciência
• desenvolvimento de adaptabilidade
Competências para liderar outras pessoas dentro da organização
• comunicação eficaz
• desenvolvimento dos outros
• valorização da diversidade e das diferenças
• construção e manutenção de relacionamentos
• gerenciamento de equipes e grupos de trabalho eficazes
Desenvolver a autoliderança pessoalmente e na organização precisa se tornar uma prioridade. Tenha isso em mente e, certamente, você se diferenciará mesmo em empresas mais agressivas e competitivas.
POR Redação Grupo Ativo