Antes de entrar a fundo nesse assunto, primeiro precisamos entender qual a diferença entre a contabilidade consultiva e a contabilidade tradicional.
Basicamente a contabilidade tradicional é o contador como um despachante do governo, um intermediário que garante as obrigações fiscais e legais de sua empresa.
Já a contabilidade consultiva além de garantir que a sua empresa fique em dia com as obrigações fiscais, ela auxilia na tomada de decisão explicando com clareza a real situação da empresa.
Essa é sem dúvida uma área que precisa de um acompanhamento adequado, de informação e instrução. Por isso, a presença de profissionais especializados se torna indispensável.
CHEGA DE TOMAR DECISÕES NO ESCURO
Por muito tempo o contador ficava responsável pelos números e toda a burocracia que envolvia uma empresa e muitas vezes os próprios sócios da empresa também exerciam essa função, sendo responsáveis por emitir guias, efetuar pagamentos e elaborar cálculos a respeito dos diferentes aspectos do negócio.
No entanto, essa visão tem ficando cada vez mais ultrapassada e uma nova área de prestação de serviço vem crescendo e ganhando espaço nas pequenas e grandes empresas. A Contabilidade Consultiva!
Essa prática vai além da simples execução de processos operacionais, burocráticos e da elaboração de planilhas, ela apresenta um viés estratégico, pois oferece dados valiosos para gestores e líderes.
O objetivo é manter os gestores e líderes sempre informados sobre todos os aspectos contábeis, que são de extrema relevância para a empresa no sentido de oferecer soluções efetivas a longo prazo.
REVOLUÇÃO NA CONTABILIDADE
A contabilidade consultiva começa a partir dos relatórios contábeis e fiscal, mas o seu principal objetivo é traduzir toda essa informação de forma clara.
Isso porque, as diferentes avaliações quantitativas e qualitativas permitem que os gestores tenham uma visão mais ampla, bem como, a tomada de decisões assertivas para o empreendimento, além da possibilidade de economizar com os custos tributários, entre outros gastos.
O fortalecimento da parceria entre empresa e contabilidade é uma ação que resulta em benefícios para ambos os lados. Afinal, ninguém pode ser o gestor e o operacional ao mesmo tempo e achar que vai dar conta de tudo.
Lembre-se! Contratar uma contabilidade consultiva é essencial para o crescimento saudável da sua empresa.
POR Redação Simples BR