Todo ano gestores de grandes empresas definem um planejamento estratégico muito bem estruturado, baseado em metas e objetivos a curto e a longo prazo. Tudo isso para que todos estejam caminhando em um único objetivo e em uma única direção. Esse comportamento é, sem dúvida, um grande diferencial!
A empresa que se planeja de forma estratégica consegue otimizar seus recursos disponíveis e ser mais assertiva nas tomadas de decisão, o que impacta positivamente os resultados e o crescimento do negócio.
Agora de forma rápida responda uma pergunta: você tem se dedicado na elaboração de um plano estratégico para o seu negócio?
Alcançar as metas é a finalização de um processo que abrange definir, medir, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados. Se você não está fazendo isso ainda, precisa começar!
Leia o blog “O caminho para o crescimento da sua empresa” e abra a sua mente para a importância de um planejamento estratégico.
De forma prática, hoje, vou te mostrar 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu planejamento estratégico em prática:
1. Missão, Visão e Valores
Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.
Indicada para empresas que desejam determinar a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.
2. Análise 360° de oportunidades de negócio
A Ferramenta de Análise 360° pode ajudá-lo a verificar se sua ideia é viável ou não. Além disso, ela ajuda e te faz refletir se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho do mercado é adequado e se a sua ideia tem potencial de lucratividade e rentabilidade.
3. Análise SWOT
Essa ferramenta é indicada para empresas de todos os portes. É perfeita para aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido. Essa ferramenta proporciona uma análise dos pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças de um negócio.
4. As 5 Forças de Porter
Essa ferramenta é indicada para empresas de todos os tamanhos, que queiram analisar o ambiente competitivo em que estão inseridas e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.
Com as 5 Forças de Porter você consegue fazer uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes.
Essa ferramenta permite que o empreendedor tenha uma visão mais abrangente da concorrência e sobre como tirar proveito disso.
5. Matriz BCG
A Matriz BCG permite que o gestor faça uma análise periódica para melhorar a oferta de produtos ou serviços existentes e avalie os que exigem menos esforço para a manutenção. É mais indicado para empresas estabelecidas que já tenham uma carteira de produtos ou serviços oferecidos.
É um método eficaz de se analisar o ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos, ou até mesmo uma estratégia de vendas.
Com os dados em mãos, você pode cruzar informações, construir tabelas, elaborar gráficos, analisar as respostas e obter insights super valiosos. Agora é construir suas metas e botar a “mão na massa”!
POR Redação Grupo Ativo